O Flamengo finalizou a fase de grupos da Copa Libertadores na segunda posição do Grupo C, garantindo sua vaga nas oitavas de final do torneio. O próximo adversário do Rubro-Negro será determinado por sorteio, que acontecerá na sede da Conmebol em Luque, Paraguai, na próxima segunda-feira (dia 2), pontualmente às 12h, no horário de Brasília.
Entre os dezesseis clubes que avançaram para a fase eliminatória (mata-mata), seis representam o futebol brasileiro: Palmeiras, São Paulo, Internacional, Botafogo, Fortaleza, e o próprio Flamengo. Como terminou em segundo lugar no seu grupo (vice-líder), o Mais Querido ficou alocado no Pote 2 para o sorteio das oitavas.
A divisão das equipes nos potes obedece à classificação na fase de grupos: os primeiros colocados vão para o Pote 1, enquanto os segundos formam o Pote 2. Palmeiras, São Paulo e Internacional figuram entre os primeiros colocados, enquanto Botafogo, Flamengo e Fortaleza se classificaram na segunda posição de suas chaves.
Dessa forma, o Rubro-Negro pode ter um confronto nacional já na próxima etapa, visto que Palmeiras, São Paulo e Internacional (apelidados Verdão, Soberano e Colorado, respectivamente) são possíveis adversários. Completam a lista de possíveis adversários do Fla no Pote 1 os seguintes times: Racing, River Plate, Estudiantes, Vélez Sarsfield e LDU. Independentemente do sorteio, o clube da Gávea (Flamengo) realizará o segundo jogo, que decide a vaga, fora de seus domínios.
Veja a seguir os potes para o sorteio:
Pote 1: Palmeiras, São Paulo, Racing, River Plate, Estudiantes, Vélez Sarsfield, Internacional e LDU.
Pote 2: Botafogo, Peñarol, Flamengo, Fortaleza, Atlético Nacional, Libertad, Universitario e Cerro Porteño.
Após a definição dos confrontos, a competição terá uma pausa de mais de dois meses, em virtude do calendário do Mundial de Clubes. As partidas de ida das oitavas de final estão agendadas para os dias 12, 13 e 14 de agosto, enquanto os jogos de volta ocorrerão em 19, 20 e 21 de agosto.


