O Athletic Bilbao enfrentará o Mallorca neste sábado (4), no Estádio San Mamés, em Bilbao, pela oitava rodada da La Liga, com início às 13h30 (horário de Brasília). Em coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (3), o técnico da equipe basca, Ernesto Valverde, abordou a atual fase do time, que ocupa uma posição intermediária na tabela do Campeonato Espanhol e acumula duas derrotas na Champions League.
Após a derrota por 4 a 1 para o Borussia Dortmund na segunda rodada da Champions League, o Athletic Bilbao completou sete partidas sem vitória, somando seis derrotas e um empate em um período de 30 dias. Questionado sobre o desafio de equilibrar a competição europeia com a La Liga, Valverde fez uma retrospectiva da temporada anterior, na qual a equipe participou da Europa League.
“Aqui todos competimos, como demonstramos contra o Arsenal e no segundo tempo em Dortmund, onde tentamos buscar o empate após um primeiro tempo complicado. Na Europa League, percebemos que poderíamos avançar, mas agora é mais desafiador, pois as equipes nos punem mais severamente. Precisamos ter clareza sobre nossa posição. No ano passado, fomos pressionados pelas duas competições. Não podemos permitir que a Champions League nos esgote com derrotas”, explicou o treinador espanhol.
“Obviamente, a La Liga é nossa prioridade. Almejamos conquistar pontos na Champions League, sem dúvida, mas não ao custo de prejudicar nosso desempenho no Campeonato Espanhol”, concluiu Valverde.

Desempenho do Athletic Bilbao na Temporada Atual
Apesar de ter conseguido manter Nico Williams no elenco, mesmo com o forte interesse do Barcelona na janela de transferências, o clube investiu em reforços para a Champions League, destacando-se o retorno de Aymeric Laporte, vindo do Al-Nassr. Na La Liga, o Athletic Bilbao teve um início promissor, com três vitórias consecutivas nas primeiras rodadas. No entanto, após a derrota em casa para o Osasuna, a equipe de Ernesto Valverde entrou em uma fase de resultados desfavoráveis.
Na sua estreia na Champions League, o Bilbao sofreu uma derrota por 2 a 0 para o Arsenal, jogando em casa. Na rodada subsequente, foi goleado por 4 a 1 pelo Borussia Dortmund, na Alemanha. Pelo Campeonato Espanhol, a equipe despencou da vice-liderança para a décima posição, após uma sequência de sete partidas sem vitória, que incluiu seis derrotas e um empate.


