O São Paulo empatou em 0 a 0 com o Fortaleza na sexta-feira (2), pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. A partida foi marcada, entre outros lances, pelo pênalti perdido por Ferreirinha.
A questão das penalidades máximas não é recente para o Tricolor. O desempenho em cobranças tem sido um ponto de atenção, e os números recentes reforçam o alerta: dos últimos cinco pênaltis a favor da equipe, três não foram convertidos.
Outro aspecto que chama atenção é a ausência de um batedor oficial. Nas cobranças recentes, a responsabilidade foi dividida entre diferentes jogadores: Lucas (com uma conversão em duas tentativas), Luciano, Calleri, André Silva (que converteu) e, por último, Ferreirinha.
Após a partida, o goleiro Rafael e o atacante Lucas Moura foram perguntados sobre o pênalti perdido e o histórico recente do time nas cobranças. Ambos saíram em defesa do companheiro e explicaram a dinâmica para a escolha dos batedores no elenco.
“O Ferreirinha treina pênalti, o Calleri treina bastante. Acontece de errar, todo mundo já errou. O Ferreirinha tem a confiança do elenco, ele estava confiante. Ele sofreu o pênalti, está em um momento excelente. Bateu e, infelizmente, errou, faz parte. Não nos preocupa”, afirmou Lucas Moura.
“Eles treinam bastante. Em função dos treinos, a gente coloca os jogadores que podem bater. Futebol é muito de confiança, de momento. Esse é o menor dos fatores. Erros acontecem, o Ferreirinha é um grande jogador, tem feito muito por nós. A jogada [do pênalti] saiu dele, ele tem a nossa total confiança, faz parte. Não foi por causa disso que não saímos com os três pontos”, acrescentou Rafael.
Retrospecto Recente de Pênaltis do São Paulo
- Lucas – perdeu (contra o Botafogo) – Libertadores 2024
- Lucas – gol (contra o Corinthians) – Brasileirão 2024
- André Silva – gol (contra a Portuguesa) – Paulistão 2025
- Calleri – perdeu (contra o Sport) – Brasileirão 2025
- Ferreirinha – perdeu (contra o Fortaleza) – Brasileirão 2025