O Paris Saint-Germain venceu o Arsenal por 1 a 0 na partida de ida da semifinal da Liga dos Campeões, realizada no Emirates Stadium.
Ousmane Dembélé abriu o placar logo aos quatro minutos de jogo com um chute espetacular no canto inferior direito, dando a vantagem inicial aos visitantes.
O goleiro Gianluigi Donnarumma do PSG foi crucial ao fazer uma grande defesa para impedir o gol de empate de Gabriel Martinelli no final do primeiro tempo, garantindo que os parisienses fossem para o intervalo com a liderança no placar.
Após o intervalo, Mikel Merino do Arsenal chegou a comemorar o gol de empate, mas o lance foi anulado pelo VAR por um impedimento mínimo.
Donnarumma voltou a ser exigido pouco antes da marca de uma hora de jogo, defendendo bem à sua direita para evitar o empate de Leandro Trossard.
Nos minutos finais no Emirates, Gonçalo Ramos teve uma chance clara em contra-ataque e acertou a trave, evitando que o Arsenal ficasse com uma desvantagem de dois gols na eliminatória.
Os Gunners terão um grande desafio pela frente em Paris na próxima semana, buscando reverter o placar e avançar para a final da Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2006.
Detalhes da Partida
- Resultado Final: Arsenal 0-1 PSG
- Escalação Inicial do Arsenal: Raya, Timber, Saliba, Kiwior, Lewis-Skelly, Odegaard, Rice, Merino, Saka, Trossard, Martinelli
- Escalação Inicial do PSG: Donnarumma, Hakimi, Marquinhos, Pacho, Mendes, Neves, Vitinha, Ruiz, Doue, Dembele, Kvaratskhelia
Principais Momentos e Análises (Minuto a Minuto)
Jovem tem dificuldades contra defensor
Bukayo Saka não teve o impacto que esperava esta noite contra o PSG. Nuno Mendes fez um trabalho similar com Mohamed Salah quando enfrentaram o Liverpool na competição em dois jogos. O ponta do Arsenal precisará trabalhar com seus treinadores para ver como pode superar o defensor do PSG quando viajarem para Paris.
Espanhol tem motivos para se gabar na capital
O técnico do PSG, Luis Enrique, falou sobre a vitória de sua equipe no Emirates:
Visitantes vencem todas as batalhas chave
O PSG veio à capital sabendo que precisava anular o fornecimento de bola para os jogadores chave do Arsenal. Conseguiram isso com Martin Odegaard. O norueguês teve dificuldades para receber a bola em áreas cruciais onde poderia prejudicar a equipe de Luis Enrique.
Treinador dá sua visão sobre o desempenho
Falando à Amazon Prime após o jogo, Arteta deu suas opiniões sobre a derrota no norte de Londres:
Gunners quebram recordes indesejados
A derrota desta noite é a primeira do Arsenal em casa nesta temporada da Liga dos Campeões. No entanto, o clube agora acumula seis jogos sem marcar gols em semifinais desta competição. Eles precisarão ter uma mentalidade mais ofensiva quando viajarem para Paris e buscarem reverter esta eliminatória.
Campeões franceses cumprem a tarefa
Falando à Amazon Prime após o jogo, o dínamo do meio-campo do PSG deu suas opiniões:
Gunners decepcionados na capital
Pela reação dos jogadores, dava para ver que este foi um golpe duro para a equipe de Mikel Arteta. Depois de toda a euforia da vitória em casa contra o Real Madrid, este foi o extremo oposto do espectro. Derrotas revelam mais sobre seu elenco do que vitórias e será interessante ver como os Gunners se recuperam.
Rice apagado na função mais recuada
O Arsenal certamente sentiu falta das arrancadas de Declan Rice de área a área esta noite contra o PSG. Sem Thomas Partey, ele teve que atuar numa função bem mais recuada, ficando à frente da linha defensiva. Isso impactou todo o jogo da equipe, com Odegaard não tendo aquela pessoa para fazer a ligação no terço final.
Torcida não foi o “décimo segundo jogador”
Contra o Real Madrid, o Emirates era um caldeirão de barulho do início ao fim, criando uma atmosfera intimidante. Isso durou apenas quatro minutos hoje e pareceu uma biblioteca do norte de Londres por tempo demais na partida. Eles sentirão como a torcida da casa pode fazer a diferença na próxima semana em Paris, no Parc des Princes.
Tática causa problemas aos Gunners
É preciso dar crédito a Luis Enrique, ele superou taticamente seu adversário esta noite. Apesar da casa cheia no Emirates, eles imediatamente tiraram a torcida da equação, marcando um gol cedo para silenciar o norte de Londres. Além de algumas meias-chances, o PSG pareceu confortável na maior parte da partida.
Fim de Jogo: Arsenal 0-1 PSG
Não foi a noite que os torcedores do Arsenal esperavam esta noite. Eles têm muito trabalho pela frente quando visitarem Paris na próxima semana. A equipe de Arteta certamente precisará criar mais oportunidades de gol.
Opinião de Charlie Wyett do SunSport no Emirates
É, sem dúvida, uma noite decepcionante para o Arsenal e o PSG ficará feliz em levar essa vantagem de um gol para o Parc des Princes na próxima semana. Será interessante ouvir o que Mikel Arteta dirá sobre a defesa de sua equipe no gol inicial de Ousmane Dembélé. Embora Mikel Merino tenha tido um gol anulado para o Arsenal, poderia ter sido pior, já que os reservas do PSG, Bradley Barcola e Gonçalo Ramos, deveriam ter marcado perto do fim. Não é missão impossível para o Arsenal no jogo de volta, mas, mesmo assim, eles precisarão fazer algo heroico.
Fim de Jogo: Arsenal 0-1 PSG
O árbitro encerra a partida. É uma vitória apertada para o PSG no norte de Londres. Decepção para os Gunners.
Arsenal 0-1 PSG
90+4. Rice rouba a bola de Vitinha. Ele faz falta no meio-campista, mas o árbitro dá vantagem. Nwaneri toca para Martinelli, que manda o chute para fora. Eles terão que contatar Elon Musk para trazer a bola de volta.
Arsenal 0-1 PSG
90+2. A equipe de Luis Enrique está fechando os espaços. O Arsenal acaba tocando para o lado ou para trás. Raya finaliza mandando para o campo adversário, mais uma tentativa no “chuveirinho”.
Arsenal 0-1 PSG
90. O Arsenal simplesmente não tem o passe final no terço ofensivo. O PSG agora só pensa em defender o que tem. Teremos cinco minutos de acréscimo.
Arsenal 0-1 PSG
88. Tudo está ficando um pouco desesperador para os anfitriões. Zaïre-Emery substitui João Neves no PSG. Nwaneri parece que vai entrar no Arsenal, substituindo Odegaard.