sex. abr 18th, 2025

Qual competição paga mais? Comparativo de prêmios no futebol

Após o anúncio da premiação recorde do Mundial de Clubes da Fifa, alcançando a marca de 1 bilhão de dólares, o interesse dos clubes brasileiros em conquistar o título da competição aumentou ainda mais. O montante distribuído pela entidade no campeonato supera o de competições como a Copa do Mundo de 2022, mas ainda é preciso esperar a confirmação do valor pago a cada fase e, principalmente, pelo título na final.

Por enquanto, as informações indicam um prêmio de 40 milhões de dólares (cerca de 230 milhões de reais) para o campeão, enquanto o vice receberá 30 milhões de dólares (172 milhões de reais). Para os times brasileiros, o valor repassado pela Fifa apenas pela participação na competição será de 15,2 milhões de dólares (aproximadamente 87 milhões de reais na cotação atual). Além disso, a entidade máxima do futebol pagará 2 milhões de dólares (11,4 milhões de reais) por vitória e 1 milhão de dólares (5,7 milhões de reais) por empate na competição. Os dados foram divulgados pelo ‘Uol’.

O dinheiro é atrativo para as equipes do futebol brasileiro, especialmente pela desvalorização do real em comparação com o mercado exterior. Ao comparar com os valores pagos pelos títulos nacionais, como Copa do Brasil e Brasileirão, as cifras se tornam ainda maiores.

O Lance! selecionou as principais competições ao redor do mundo para mostrar os valores pagos aos campeões na temporada anterior. É importante ressaltar que as cotações respeitam o valor divulgado na época do título para manter a fidelidade com a premiação repassada ao campeão.

Qual competição paga mais?

Entre todas as competições, a Premier League é a que melhor remunera o seu campeão. A liga inglesa pagou ao Manchester City quase 180 milhões de libras pelo troféu da última temporada, o que ultrapassa 1,2 bilhão de reais na cotação da época.

O valor é muito superior ao pago na própria Liga dos Campeões, competição considerada a mais importante para os clubes europeus na temporada. O Real Madrid venceu pela 15ª vez no último ano e recebeu 85,14 milhões de euros, ou 457 milhões de reais no período.

Outra liga que se destaca é a La Liga, que pagou ao Real Madrid mais 143 milhões de euros (ou 795 milhões de reais). As ligas inglesa e espanhola lideram o ranking entre os campeonatos nacionais do velho continente. A Serie A italiana (560 milhões de reais), Bundesliga (445 milhões de reais) e Ligue 1 (280 milhões de reais) completam a lista.

A Copa do Mundo atingiu seu valor recorde de premiação na edição de 2022, disputada no Catar. Naquele ano, a Argentina de Lionel Messi levou o troféu e faturou cerca de 42 milhões de dólares, ou 222 milhões de reais. Mesmo assim, o Mundial das seleções ainda não se compara aos valores pagos em ligas nacionais, que recebem aporte financeiro privado, já que todas elas têm naming rights associados aos campeonatos.

Brasil bate recordes, mas ainda fica distante

O Brasil terá na temporada 2025 valores recordes em suas premiações. A Copa do Brasil, por exemplo, distribuirá o maior valor de premiação nesta edição, podendo chegar a 101 milhões de reais para o campeão. Apenas para a primeira fase, a CBF pagou 1.543.500 reais para clubes da Série A pela classificação. O valor da final, por exemplo, será de 77 milhões de reais apenas pela vitória na decisão.

No ano passado, o Brasileirão pagou pouco mais de 48 milhões de reais ao Botafogo pelo troféu conquistado. O alvinegro também faturou mais 202 milhões de reais pelo troféu da Libertadores, somando todos os prêmios conquistados ao longo do campeonato.

Apesar dos altos valores, as premiações pagas no Brasil ainda não competem com o mercado internacional, seja para competições nacionais, como a Premier League e La Liga, ou para competições de nível continental, como a Liga dos Campeões.

Confira as premiações das competições

  • Premier League – 175,9 milhões de libras (cerca de 1,2 bilhão de reais)
  • La Liga – 143 milhões de euros (cerca de 795 milhões de reais)
  • Serie A – 100 milhões de euros (560 milhões de reais)
  • Liga dos Campeões – 85,14 milhões de euros (457 milhões de reais)
  • Bundesliga – 80 milhões de euros (445 milhões de reais)
  • Ligue 1 – 50 milhões de euros (280 milhões de reais)
  • Copa do Mundo – 42 milhões de dólares (222 milhões de reais)
  • Libertadores – 202 milhões de reais
  • Copa do Brasil – 101 milhões de reais
  • Brasileirão – 48,1 milhões de reais

*os valores são referentes ao que foi pago na época e respeitam as cotações do período

By Henrique Oliveira Santos

Henrique Oliveira Santos é um jornalista jovem e ambicioso de São Paulo, especializado em análise do mercado de transferências e análise tática de partidas. Seu olhar aguçado para o jogo e capacidade de prever futuras estrelas o tornaram popular entre os fãs de futebol.

Related Post