O Racing carimbou sua vaga para as oitavas de final da Copa Libertadores ao golear o Colo-Colo por 4 a 0 na última quarta-feira (14). O jogo foi disputado no estádio El Cilindro e era válido pelo grupo E, que também inclui Fortaleza e Bucaramanga. Os autores dos gols do Racing foram Ádrian Martínez (duas vezes), Santiago Solari e Ádrian Balboa.
Com este resultado, o Racing, apelidado de La Academia, alcançou dez pontos na tabela e garantiu a ponta do grupo, enquanto o Colo-Colo, com apenas dois pontos, foi eliminado. A última rodada definirá a outra vaga: o Racing joga em casa contra o Leão do Pici, que tem oito pontos. No outro jogo, o eliminado Colo-Colo recebe o Bucaramanga, que está com seis pontos.
Situação do Fortaleza na luta pela classificação
Após a partida em Avellaneda, o Fortaleza precisa calcular suas chances para chegar às oitavas. Com somente uma rodada restante, a forma mais clara de garantir a vaga para o Laion é vencer o Racing na Argentina. Uma vitória não só classifica o time, mas também o coloca na liderança do grupo.
Se o jogo no El Cilindro terminar empatado, a classificação em segundo lugar fica muito perto, embora não seja 100% garantida matematicamente. Com o empate, o Fortaleza chegaria a nove pontos. O Bucaramanga poderia igualar essa pontuação se vencer o já eliminado Colo-Colo. No entanto, para ultrapassar o Fortaleza, os colombianos precisariam tirar uma diferença de sete gols no saldo em apenas um jogo. Sendo assim, um empate é suficiente para praticamente carimbar a vaga do Laion nas oitavas.
No pior cenário, em caso de derrota para o Leão do Pici contra o Racing, o Tricolor ainda pode se classificar. Para isso, dependeria de um resultado que não fosse vitória do Bucaramanga em seu jogo contra o Colo-Colo em Santiago. Se o Bucaramanga não vencer, o Fortaleza, mesmo com a derrota, avançaria em segundo no grupo E.