Jim Ratcliffe, que adquiriu uma participação no futebol do Manchester United há cerca de um ano, falou publicamente para esclarecer pontos levantados pela torcida. No domingo (9), antes do clássico contra o Arsenal, os torcedores manifestaram-se nos arredores de Old Trafford.
Em entrevista à ‘BBC’, Ratcliffe questionou diretamente a gestão anterior do United. Segundo o bilionário proprietário da INEOS, vários jogadores contratados anteriormente são prejudiciais e não fazem sentido do ponto de vista técnico, incluindo os brasileiros Casemiro e Antony.
– Se analisarmos os jogadores que estamos comprando, mas que não fomos nós que contratamos… Estamos falando de Antony, Casemiro, Onana, Höjlund, Sancho. São questões do passado, queiramos ou não, herdamos e temos que lidar com elas. Por Sancho, que agora joga no Chelsea, estamos pagando metade do salário, um custo de 17 milhões de libras. Leva tempo para se distanciar do passado e construir um novo futuro – questionou Jim.
Apesar das expectativas moderadas, a temporada do United tem sido marcada por frustrações para os torcedores. Já eliminado das copas nacionais, o time ocupa a 14ª posição na Premier League, apenas quatro pontos acima da zona de rebaixamento. O clube investiu 246 milhões de euros nas duas janelas de transferências (R$ 1,5 bilhão), apresentando um déficit de 143 milhões (R$ 906 milhões) em relação ao valor das vendas.

– Alguns jogadores não têm qualidade suficiente e outros provavelmente são pagos em excesso. Mas para moldarmos o elenco pelo qual seremos totalmente responsáveis, levará tempo. Estamos neste período de transição, saindo do passado para o futuro. Há grandes jogadores no elenco, como sabemos. O capitão (Bruno Fernandes) é um jogador fantástico – acrescentou.
Responsável por reconstruir o Manchester United dentro de campo, o técnico Rúben Amorim chegou ao clube em novembro e já enfrenta dificuldades. Apesar do questionamento pelos resultados ruins, o português tem total apoio de Jim Ratcliffe.
– Se eu realmente analisar o elenco que está disponível para Rúben, acredito que ele está fazendo um trabalho muito bom, para ser honesto. Acho que Rúben é um técnico jovem fantástico. Realmente acredito. Ele é um excelente treinador e ficará aqui por muito tempo. Já é possível ter uma ideia do que Rúben pode produzir – comentou Jim Ratcliffe sobre o trabalho de Amorim no United.
O momento do elenco do United reflete as palavras do bilionário. Prova disso é que o time teve apenas cinco jogadores de linha disponíveis no banco para a partida da última quinta-feira, pela Europa League, contra a Real Sociedad. Nomes importantes como Amad Diallo e Lisandro Martínez estão na lista de desfalques.