sex. maio 16th, 2025

Renato Paiva Esclarece Gesto Após Gol do Botafogo na Libertadores

O técnico do Botafogo, Renato Paiva, explicou o motivo de ter mostrado o dedo do meio durante a comemoração de um gol na vitória por 3 a 2 sobre o Estudiantes, pela Libertadores, na última quarta-feira (14). O gesto polêmico foi flagrado pela transmissão oficial após o gol de Artur, que garantiu o triunfo no Estádio Nilton Santos.

Em entrevista coletiva, o treinador português fez questão de esclarecer a situação, afirmando que o gesto foi direcionado a um membro de sua própria comissão técnica.

— Vou esclarecer aqui um tema que está circulando na internet, um gesto que eu fiz. Já estão dizendo que é para a torcida, que é para o técnico argentino, então, a história é a seguinte. Houve uma discussão entre a minha comissão técnica: `Tira o Artur, não tirar o Artur, tira o Artur, não tirar o Artur… `. Eu disse: `Não vou tirar o Artur`. `Ah, mas o Artur está em risco, está desgastado… `. Não vou tirar o Artur. E quando o Artur faz o gol, eu fiz aquilo à maneira portuguesa para o meu colega da comissão técnica. Que isso fique bem claro — explicou Renato Paiva.

— Primeiro, eu não faria isso para a minha torcida nem para nenhuma torcida. Não há um gesto na minha carreira de desrespeito para nenhum envolvido no jogo. Nenhum. Não há nenhum momento registrado da minha parte de desrespeito para elementos do jogo. Eu tenho uma expulsão em 23 anos, no sub-17 do Benfica. Uma. E me orgulho muito disso. Isto foi obviamente uma brincadeira, porque era constantemente pedindo `tirar o Artur, tirar o Artur, a parte física, o GPS, o cansaço`. E eu tinha o feeling que não deveria tirar o Artur, porque já estava sendo um dos melhores em campo, se não o melhor, e estava causando problemas à defesa do Estudiantes. Repito, para a torcida é impensável, depois de um espetáculo fabuloso que eles fizeram hoje, não só de coreografia, mas de apoio, apoiando por 90 minutos os nossos jogadores, até nos momentos mais difíceis que passamos. Obviamente, só se eu fosse muito estúpido, e não sou, é que eu faria uma coisa dessas para a torcida, muito menos para o meu colega, porque também não me fez mal nenhum. E muito menos para o árbitro, porque corria o risco de ser expulso — completou o treinador do Botafogo.

Análise do Jogo: Botafogo 3 x 2 Estudiantes

O jogo entre Botafogo e Estudiantes, disputado na última quarta-feira (14), foi repleto de emoção até o final. Com uma atuação destacada de Artur, o Glorioso venceu por 3 a 2, mantendo vivas as chances de classificação para as oitavas de final da Libertadores. Rwan Cruz, Igor Jesus e Artur marcaram para o Botafogo, enquanto Palacios descontou para a equipe argentina. Com este resultado, o Botafogo ocupa a 3ª posição no Grupo A, mas depende apenas dos seus próprios resultados para avançar na competição.

Renato Paiva comemora gol do Botafogo mostrando o dedo do meio
Renato Paiva mostra dedo do meio após gol do Botafogo diante do Estudiantes (Foto: Reprodução / TV Globo)

By João Paulo Mendonça

João Paulo Mendonça é um jornalista esportivo experiente do Rio de Janeiro com 15 anos de experiência cobrindo futebol brasileiro. Seus artigos sobre os bastidores dos clubes e entrevistas exclusivas com estrelas em ascensão são publicados regularmente nas principais publicações esportivas do país.

Related Post