Em meio a tantas estrelas em campo, o gol da partida veio dos pés de Samuel Xavier, e não de Ganso ou Neymar. O lateral do Fluminense garantiu a vitória sobre o Santos no último minuto, no Maracanã, neste domingo (13).
Notícias Relacionadas
-
Veja a coletiva completa de Renato Gaúcho após a vitória do Fluminense
-
Reação de Neymar ao gol do Fluminense contra o Santos nos acréscimos viraliza
-
Na volta de Neymar ao Santos, quem faz a festa no Maracanã é o Fluminense
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga nosso canal Lance! Fluminense
Esta foi a terceira vitória seguida sob o comando de Renato Gaúcho, que permanece invicto desde que assumiu o Flu. Tanto contra o Bragantino quanto contra o Santos, o treinador manteve a escalação que Mano Menezes vinha utilizando, e o time mostrou um futebol mais consistente. Pela Sul-Americana, Renato escalou um time reserva e também venceu. Na visão de Samuel, o estilo da nova comissão técnica se encaixou bem com a equipe:
– Cada treinador tem suas características. Não podemos criticar o professor Mano, pelo contrário, ele fez muito por nós, nos ajudou bastante, principalmente no ano passado. Infelizmente, as coisas não estavam acontecendo. Renato também tem seus méritos, acredito que seu estilo casou bem com as características dos jogadores, nos deixando mais à vontade para jogar. Ele mudou todo o time na Sul-Americana e deu certo. Acho que é isso: deixar todos bem, com ritmo de jogo. Ele disse que não tem receio de usar ninguém, e acredito que todos estão motivados, tanto quem está jogando quanto quem não está.
➡️ Veja mais detalhes da vitória do Fluminense sobre o Santos
Todas as vitórias dessa sequência foram em casa, e o primeiro desafio longe do Maracanã será contra o Corinthians, na quarta-feira (16), na Neo Química Arena, em São Paulo. Agora, o foco do Flu se volta para este confronto, mas Samuel ressaltou a importância dos pontos conquistados em casa.
– Essa vitória em casa é muito importante. O Campeonato Brasileiro é muito difícil, e dentro de casa precisamos fazer nosso papel. Isso nos prejudicou bastante no ano passado, alguns jogos no início que perdemos e acabaram complicando nosso campeonato. Não há sensação melhor do que marcar um gol no final e sair com a vitória por causa disso. Quando a bola desviou, fiquei na torcida para que passasse do goleiro. Ver a rede balançar e a reação da torcida não tem sensação melhor para um atleta.

Este não foi o primeiro gol decisivo de Samuel pelo Fluminense. Na campanha histórica da Libertadores de 2023, o lateral-direito marcou duas vezes nas quartas de final contra o Argentinos Juniors, garantindo a classificação do time e mantendo o Tricolor vivo na disputa do título que veio meses depois. Na zona mista, o jogador falou sobre esses momentos como artilheiro e revelou que sua trajetória no Flu supera suas expectativas:
– É muito importante, ainda mais para um lateral. Isso agrega muito à equipe, mas o principal é defender bem. Fazer gols assim nos momentos finais, ajudar a equipe com classificações e vitórias marca minha história no clube. Sempre agradeço a Deus por vestir a camisa do Fluminense, jogar em um clube grande como este, fazer mais de 200 jogos, poder marcar gols importantes… Acho que nem nos meus melhores sonhos.
Além do gol, Samuel teve um confronto intenso com Neymar durante o segundo tempo, mas garantiu que tudo aconteceu dentro das regras do jogo. Alguns momentos se destacaram, como uma reclamação de Neymar sobre o lateral, um desarme do jogador tricolor seguido de muita vibração em cima do camisa 10 e, após o apito final, a comemoração provocativa com a torcida do Fluminense.
– É difícil estudar um jogador como o Neymar, porque ele é um jogador que, quando você pensa que ele vai driblar, ele acha um passe; se você fecha o passe, ele te dribla. Você tem que dar o bote com cuidado para não levar caneta… Vibrei quando o desarmei, mas em nenhum momento com desrespeito, mas ele ficou ainda mais irritado. Eu tenho que usar minhas estratégias, e hoje deu certo. Às vezes, ele fica nervoso e acha que foi desrespeito, mas não foi. Usei isso para tentar tirá-lo do jogo, porque um craque como ele não pode ficar à vontade.
➡️ Veja mais sobre a `treta` entre Samuel Xavier e Neymar
