Nesta terça-feira, dia 1º, o Santos confirmou oficialmente a contratação do lateral-direito Igor Vinícius. Formado nas divisões de base do próprio Santos, o atleta está de volta à Vila Belmiro de forma definitiva, depois de atuar por sete temporadas pelo São Paulo. Ele assinou contrato com o Peixe válido até 30 de junho de 2028.
Nascido em Sinop, no Mato Grosso, Igor chegou ao clube alvinegro com 12 anos e teve sua estreia no time principal em 2016, participando de apenas dois jogos. Após passagens por Ituano e Ponte Preta, ele foi emprestado ao São Paulo em 2019, clube em que ficou por sete temporadas.
O retorno de Igor Vinícius ao Santos ocorre em meio a uma reformulação do elenco santista durante a pausa para o Mundial de Clubes. Recentemente, o clube negociou o atacante Soteldo com o Fluminense, perdeu o lateral Léo Godoy para o Independiente e está negociando a saída de Gabriel Veron para o Juventude devido a problemas de indisciplina. Além disso, o atacante Julio Furch solicitou a rescisão de seu contrato.
Igor Vinícius no São Paulo
O Santos conseguiu viabilizar a transferência antecipada, já que inicialmente Igor Vinícius só estaria livre para se juntar ao clube no final do ano, ao término de seu contrato com o São Paulo.
O São Paulo tentou negociar uma renovação contratual com o lateral até o fim do próximo ano, mas as partes não chegaram a um consenso, pois o jogador desejava buscar novas oportunidades. Para o São Paulo, a liberação antecipada representa uma redução na folha salarial, o que é visto como positivo para as finanças do clube.
No São Paulo, Igor Vinícius era o segundo jogador com mais tempo de contrato, atrás apenas de Arboleda. Ele chegou por empréstimo do Ituano em 2019 e foi adquirido em definitivo no final daquele ano.
Contudo, em 2024, o lateral perdeu espaço na equipe, especialmente após a chegada de Cédric Soares. Nesta temporada, ele atuou em apenas 14 partidas e deu uma assistência. Atualmente, Igor Vinícius está afastado para tratar uma lombalgia, sem previsão de retorno.
Igor Vinícius em sua passagem pelo São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)
Estatísticas
SÃO PAULO
214 jogos (156 titular)
7 gols
23 assistências
476 minutos para participar de gol
0.9 passes decisivos por jogo
0.8 cruzamentos certos por jogo
26% de eficiência nos cruzamentos
1.7 desarmes por jogo
1.1 interceptações por jogo
4.3 bolas recuperadas por jogo
50.3% de eficiência nos duelos
1.2 faltas por jogo
0.2 cartões amarelos por jogo
Nota Sofascore 6.88
PONTE PRETA
33 jogos (32 titular)
0 gols
6 assistências
470 minutos para participar de gol
1.4 passes decisivos por jogo
1.5 cruzamentos certos por jogo
44% de eficiência nos cruzamentos
2.2 desarmes por jogo
2.3 interceptações por jogo
6.5 bolas recuperadas por jogo
49.8% de eficiência nos duelos
1.3 faltas por jogo
0.1 cartões amarelos por jogo
Nota Sofascore 7.01
ITUANO
14 jogos (14 titular)
2 gols marcados
1 assistência
330 minutos para participar de gol
0.7 passes decisivos por jogo
0.2 cruzamentos certos por jogo
11% de eficiência em cruzamentos
2.6 desarmes por jogo
2.1 interceptações por jogo
4.6 bolas recuperadas por jogo
52.3% de eficiência nos duelos
1.3 faltas por jogo
0.3 cartões amarelos por jogo
Nota Sofascore 6.85

