qui. abr 17th, 2025

São Paulo vence o Novorizontino com dificuldade e avança para a semifinal do Paulistão

O São Paulo enfrentou a retranca do Novorizontino, mas conseguiu uma vitória por 1 a 0 na partida válida pelas quartas de final do Campeonato Paulista, disputada nesta segunda-feira (3), no MorumBis. Calleri foi o autor do único gol do jogo. Com este resultado, o Tricolor Paulista irá disputar a semifinal do Paulistão contra o Palmeiras. Por ter melhor campanha, o Palmeiras será o mandante do jogo único, que será realizado no Allianz Parque, em data ainda a ser definida pela Federação Paulista de Futebol.

Relacionadas
  • Torcedores do São Paulo reagem com entusiasmo à mensagem de Oscar sobre o filme ‘Ainda Estou Aqui’

  • Ex-jogador do São Paulo quebra recorde nas cinco principais ligas europeias em partida do PSG

Como foi a partida

O técnico Luis Zubeldía optou por manter o esquema com três zagueiros, que já havia sido utilizado no empate contra o Palmeiras e na vitória sobre o São Bernardo. Este sistema tático trouxe de volta a estabilidade defensiva que a equipe havia perdido, especialmente após o empate por 3 a 3 com o Velo Clube.

Ferraresi formou a linha defensiva ao lado de Alan Franco e Arboleda, resultando na saída de Luciano da equipe titular. Oscar atuou no meio-campo, enquanto Lucas teve liberdade para buscar a bola e se juntar a Calleri no ataque, formando a dupla ofensiva com o argentino.

Entretanto, o Novorizontino, que também se apresentou em campo com três zagueiros, na prática se defendia com cinco jogadores, além de mais dois à frente da linha defensiva, o que bloqueou os espaços e dificultou a criação de jogadas ofensivas por parte do São Paulo.

A equipe da casa buscou alternativas nas bolas paradas, já que o Novorizontino adotou a estratégia de interromper o jogo sempre que possível, cometendo 15 faltas apenas no primeiro tempo. Lucas foi o jogador mais visado em campo, sofrendo quatro faltas, enquanto Oscar e Calleri sofreram duas faltas cada.

A melhor oportunidade do São Paulo no primeiro tempo surgiu aos 38 minutos, quando a defesa do Novorizontino vacilou e Alisson ficou cara a cara com o goleiro, rolando a bola para Calleri. No entanto, o zagueiro César Martins interceptou o passe e evitou que a bola chegasse ao atacante argentino.

Nos instantes finais da primeira etapa, Léo Natel e Patrick arriscaram chutes de fora da área, mas sem levar perigo ao gol defendido por Rafael. Ao término do primeiro tempo, o técnico Luis Zubeldía foi reclamar com a árbitra Edina Alves Batista e recebeu cartão amarelo.

Precisando do gol, o São Paulo intensificou o ritmo de jogo no início do segundo tempo. Mais dinâmico, o Tricolor trocava passes com velocidade e se movimentava mais em campo, passando a levar mais perigo à meta do Novorizontino, que continuava fechado e apostando nos contra-ataques.

Em um raro ataque do time do interior, Enzo Díaz desarmou Waguininho e acionou Oscar, que encontrou Lucas. O camisa 7 superou a marcação da zaga do Novorizontino em velocidade e tocou para Calleri, que apenas empurrou a bola para o fundo das redes, sem goleiro.

O Novorizontino tentou pressionar, utilizando-se de bolas aéreas, mas sem sucesso. Já nos minutos finais, a árbitra Edina Alves Batista foi chamada para revisar um possível pênalti, que havia sido marcado inicialmente. Após a revisão, a penalidade foi confirmada e Patrick Brey foi expulso. Na cobrança da falta, Alisson acertou o travessão. O jogo ganhou em emoção, mas o placar se manteve inalterado, garantindo a classificação do São Paulo para a semifinal.

PAULISTA 2025, SAO PAULO X NOVORIZONTINO
Oscar em ação contra o Novorizontino

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 0 NOVORIZONTINO
CAMPEONATO PAULISTA – QUARTAS DE FINAL

Local: Estádio do MorumBis, em São Paulo (SP)
Gol: Calleri, aos 18′ do 2º tempo (SÃO)
Cartões amarelos: Patrick
Cartão vermelho: Patrick Brey
Árbitra: Edina Alves Batista
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira e Rafael Tadeu Alves de Souza
VAR: José Claudio Rocha Filho

⚽ ESCALAÇÕES

SÃO PAULO (Técnico: Luis Zubeldía)
Rafael; Ferraresi, Arboleda e Alan Franco; Cédric, Alisson, Marcos Antônio (Bobadilla), Oscar (Ferreira) e Enzo Díaz (Wendell); Lucas e Calleri (André Silva).

NOVORIZONTINO (Técnico: Eduardo Baptista)
Airton Michellon; Rafael Donato, Patrick e César Martins; Rodrigo Soares (Airton Moisés), Jean Irmer (Marlon), Luís Oyama (Bruno José), Matheus Frizzo e Patrick Brey (Pablo Dyego); Léo Natel (Waguininho) e Robson.

By João Paulo Mendonça

João Paulo Mendonça é um jornalista esportivo experiente do Rio de Janeiro com 15 anos de experiência cobrindo futebol brasileiro. Seus artigos sobre os bastidores dos clubes e entrevistas exclusivas com estrelas em ascensão são publicados regularmente nas principais publicações esportivas do país.

Related Post