Os jogos que decidirão o título italiano devem ser antecipados em 48 horas – caso seja necessário um playoff na próxima semana.
O Napoli lidera o campeonato com um ponto de vantagem sobre a atual campeã Inter de Milão, depois que o time de Milão sofreu um gol de empate nos acréscimos (minuto 90) contra a Lazio no domingo.

Em uma noite caótica, que também viu o Napoli empatar sem gols com o Parma, ameaçado de rebaixamento, todos os QUATRO técnicos envolvidos nas duas partidas foram expulsos.
O técnico da Inter, Simone Inzaghi, e o técnico da Lazio, Marco Baroni, foram ambos expulsos após uma discussão que se seguiu à marcação de um pênalti que resultou no gol de empate de Pedro, ex-ponta do Chelsea.
Na outra partida, Antonio Conte, do Napoli, e o técnico do Parma, Cristian Chivu, também receberam cartão vermelho depois que o ex-técnico de Chelsea e Spurs se descontrolou com um grupo de jogadores do Parma no último minuto.
Isso significa que tanto Conte quanto Inzaghi estão suspensos do banco de reservas para os jogos finais da temporada, quando o Napoli receberá o Cagliari e a Inter viajará para enfrentar o Como de Cesc Fàbregas.

De acordo com as regras introduzidas na temporada 2022-23, equipes empatadas em pontos na disputa pelo título da Série A são desempatadas pelo confronto direto, em vez do saldo de gols.
As duas partidas entre os dois primeiros colocados terminaram em empates por 1 a 1, o que significa que eles ficariam empatados se a Inter empatar e o Napoli perder na última rodada.
Mas como a Inter estará em Munique para a Final da Liga dos Campeões contra o Paris Saint-Germain em 31 de maio, os dirigentes da liga italiana tiveram que buscar uma solução rapidamente.
Isso fará com que as duas partidas cruciais da Série A sejam jogadas na noite de sexta-feira, enquanto o restante da rodada ainda começará na tarde de domingo.
Se os resultados exigirem um playoff, ele deverá ser realizado na próxima segunda-feira.
A Inter, com melhor saldo de gols entre os dois, teria a vantagem de jogar em casa, com o jogo – e o título – sendo decidido nos pênaltis caso não haja vencedor após a prorrogação.
Com a Atalanta confirmada na terceira posição, a quarta e última vaga para a Liga dos Campeões da próxima temporada também estará em disputa no domingo.
A Juventus, um ponto à frente da Roma, viaja para enfrentar o Venezia, que precisa vencer para ter qualquer chance de evitar o rebaixamento.
A Roma de Claudio Ranieri joga contra o Torino, rival local da Juventus, enquanto a Lazio, um ponto atrás, enfrenta o Lecce, que precisa de uma vitória para garantir a permanência na Série A.
Um playoff pelo título na Itália só aconteceu uma vez antes, em 1964, quando o Bologna venceu a Inter por 2 a 0.