sex. abr 18th, 2025

Show de Dinamite: Há 45 Anos, Vasco Vencia Corinthians com 5 Gols do Ídolo

Em um dia de clássico Corinthians x Vasco pelo Campeonato Brasileiro, muitos torcedores vascaínos certamente recordam com carinho de Roberto Dinamite, o maior ídolo do clube. Há quase 45 anos, em 4 de maio de 1980, o saudoso camisa 10 de São Januário protagonizou uma atuação memorável contra o Corinthians. No Maracanã, pelo Brasileirão, Dinamite marcou todos os gols na goleada de 5 a 2 sobre o time paulista.

Partida Histórica Relembrada por Dinamite

Roberto Dinamite, o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro com 190 gols, faleceu em janeiro de 2023, aos 68 anos. Ele sempre guardou com grande apreço a partida contra o Corinthians em 1980. Em entrevista concedida ao Lance! há alguns anos, o ídolo vascaíno relembrou aquela noite mágica contra o Corinthians, que marcou seu retorno ao Rio de Janeiro após uma breve passagem pelo Barcelona.

“Foi minha segunda partida após retornar ao Vasco. A primeira foi em Recife, contra o Náutico. Mais de 100 mil pessoas lotaram o Maracanã naquele dia, que também teve um jogo preliminar entre Flamengo e Bangu. As torcidas de Flamengo e Corinthians se uniram. Foi realmente maravilhoso, marcar cinco gols foi um dos momentos mais inesquecíveis da minha carreira”, relembrou Dinamite.

Dinamite nunca esqueceu aquela partida e, em diversas ocasiões, recordava o feito em suas redes sociais.

Imagem da partida histórica entre Vasco e Corinthians

Naquele jogo histórico, Caçapava abriu o placar para o Corinthians aos 11 minutos. A resposta de Dinamite veio rápida, com o primeiro gol aos 13 minutos e a virada aos 27 minutos do primeiro tempo. O ídolo vascaíno ampliou aos 37 e 39 minutos, e Sócrates descontou para o Corinthians aos 43 minutos, ainda na primeira etapa. No segundo tempo, Dinamite selou a goleada aos 27 minutos.

Homenagem a Dinamite: Troféu de Artilheiro do Brasileirão

Em 2024, a CBF prestou uma homenagem a Roberto Dinamite, nomeando o troféu de artilheiro do Campeonato Brasileiro em sua honra. Yuri Alberto, do Corinthians, foi um dos vencedores do troféu Roberto Dinamite em 2024, marcando 15 gols, assim como Alerrandro, do Vitória.

Além do nome, o troféu também homenageia Dinamite em seu design. A taça apresenta gomos com os anos em que o ex-jogador disputou o Brasileirão e o número de gols marcados em cada edição.

Na partida deste sábado (5), Yuri Alberto é uma das esperanças do técnico Ramón Diaz para buscar a primeira vitória no Brasileirão e manter o tabu do Corinthians contra o Vasco na Neo Química Arena, onde o time nunca perdeu para o Vasco desde a inauguração do estádio em 2014.

Pelo lado do Vasco, Pablo Vegetti é a principal aposta do técnico Fábio Carille para quebrar o jejum de 18 anos sem vitórias sobre o Corinthians fora de casa. A última vitória vascaína em território corintiano foi em 2007.

By João Paulo Mendonça

João Paulo Mendonça é um jornalista esportivo experiente do Rio de Janeiro com 15 anos de experiência cobrindo futebol brasileiro. Seus artigos sobre os bastidores dos clubes e entrevistas exclusivas com estrelas em ascensão são publicados regularmente nas principais publicações esportivas do país.

Related Post