Sir Jim Ratcliffe fez uma avaliação contundente de cinco jogadores do Manchester United, criticando alguns deles como “não sendo bons o suficiente”.
O chefe da Ineos, que comprou uma participação minoritária de 27,7% nos Red Devils há pouco mais de 12 meses, expôs o estado chocante em que o clube se encontra.
O bilionário britânico revelou que o clube perdeu dinheiro nos últimos sete anos consecutivos, após uma série de decisões financeiras ruins, incluindo um grande aumento de pessoal e contratações fracassadas que levariam o clube à falência até o final de 2025.
Muitas dessas contratações ruins foram feitas por taxas enormes e receberam contratos milionários, com desempenhos em campo que não corresponderam ao investimento.
Ratcliffe, de 70 anos, citou cinco dos casos mais graves que seu investimento na Ineos comprou.
Falando à BBC, ele disse: “Se você olhar para os jogadores que estamos comprando neste verão, que não compramos, estamos comprando Antony.
“Estamos comprando Casemiro, estamos comprando [Andre] Onana, estamos comprando [Rasmus] Hojlund, estamos comprando [Jadon] Sancho.”
“Essas são todas coisas do passado, quer gostemos ou não, herdamos essas coisas e temos que resolver isso.”
“Para Sancho, que agora joga no Chelsea e pagamos metade de seu salário, estamos pagando 17 milhões de libras para comprá-lo no verão.”
Essas contratações foram todas feitas durante o mandato de Erik ten Hag como técnico, com John Murtough e Richard Arnold supervisionando as decisões em nível de diretoria.
De fato, a situação se tornou tão ruim em relação à dívida e aos juros do clube que Ratcliffe disse ao The Overlap que o clube pagaria 89 milhões de libras neste verão, mesmo que nenhum jogador fosse contratado.
Ele acrescentou à BBC: “Alguns não são bons o suficiente e alguns provavelmente são pagos em excesso.”
“Mas para moldarmos o elenco pelo qual somos totalmente responsáveis e responsáveis, levará tempo.”
“Temos este período de transformação onde passamos do passado para o futuro.”
“Existem alguns grandes jogadores no elenco, como sabemos, o capitão é um jogador de futebol fabuloso.”
“Definitivamente precisamos de Bruno Fernandes, ele é um jogador de futebol fantástico.”
Ratcliffe indicou que o clube estava finalmente pronto para dar os grandes passos necessários para voltar ao nível mais alto depois que a peça final do quebra-cabeça da gestão se encaixou na semana passada.
Embora ele tenha admitido que muitas das decisões tomadas no momento o tornaram impopular, ele estava otimista de que elas beneficiariam os planos de longo prazo do clube.
Isso incluiu uma estratégia de transferência que apoiaria Ruben Amorim no verão, que Ratcliffe acredita ter sido prejudicado em seu início de mandato no Man Utd devido a ter que lidar com lesões.
Ele disse à BBC: “Se eu realmente olhar para o elenco que está disponível para Ruben, acho que ele está fazendo um trabalho muito bom, para ser honesto.”
“Acho que Ruben é um jovem treinador excelente. Realmente acho. Ele é um excelente treinador e acho que estará lá por muito tempo.”
“Você está começando a ver um vislumbre do que Ruben pode produzir. Acho que você viu um vislumbre disso contra o Arsenal.”
“Quantos jogadores contra o Arsenal no banco você reconheceu?”
“Quantos já vestiram a camisa do Manchester United para [o primeiro time]… pois não sobrou nenhum elenco.”
“Estamos reduzidos aos últimos 10 ou 11 homens do elenco, realmente, de jogadores adequados do primeiro time. Ruben está fazendo um super trabalho.”
Expandindo este ponto no The Overlap, ele disse: “Então, se você modificar nossa folha de pagamento para os jogadores que não estão disponíveis para Ruben, então nossa folha de pagamento nos classifica como, você sabe, mediano, segunda metade da tabela.”
“Estamos meio que no mesmo nível de um Nottingham Forest ou Everton, não de um Manchester City.”
“Essa folha de pagamento, se você olhar para essa folha de pagamento, é provavelmente cerca de £ 130 milhões, e estamos falando sobre o Liverpool que tem uma folha de pagamento de £ 200 milhões, o Manchester City tem uma folha de pagamento de £ 300 milhões, então esse é o elenco com o qual Ruben está jogando.”
O elogio de Ratcliffe a Amorim também o viu revelar que quando eles conversam, Amorim diz a ele para “se f****”.
O próximo jogo do time de Amorim é a segunda mão de sua eliminatória das oitavas de final da Liga Europa com a Real Sociedad, com o placar de 1-1 após a primeira mão na Espanha.
O outro ponto positivo destacado por Ratcliffe foi a construção de um novo estádio e a regeneração da área local ao redor dele.