O Corinthians se prepara para a semifinal do Campeonato Paulista em um momento delicado na Pré-Libertadores. Após a derrota por 3 a 0 para o Barcelona de Guayaquil, no Equador, o time se encontra em situação complicada na busca por uma vaga na fase de grupos da competição continental. A partida de volta será na Neo Química Arena, mas antes disso, o clube alvinegro enfrenta o Santos em busca do título estadual.
A ironia é que a melhor fase do Corinthians no Paulistão aconteceu justamente quando o técnico poupava os titulares para a Pré-Libertadores. Nesse período, a equipe alternativa obteve um bom desempenho, com oito vitórias e dois empates em 12 jogos na primeira fase do torneio estadual.
Jogadores como João Pedro Tchoca, Félix Torres, Alex Santana, Talles Magno, José Martínez, Igor Coronado e Romero se destacaram nesse time alternativo. Eles ganharam espaço e se tornaram opções importantes para as partidas decisivas, já que alguns titulares, antes considerados peças-chave, como André Ramalho e Rodrigo Garro, não estão vivendo seus melhores momentos.

‘Reforços Caseiros’
Talles Magno e Yuri Alberto são os artilheiros do Corinthians na temporada, ambos com cinco gols. Romero vem logo atrás, com quatro gols e duas assistências. Alex Santana também se destacou, marcando dois gols.
Artilharia do Corinthians na Temporada
- 5 gols – Talles Magno e Yuri Alberto
- 4 gols – Romero
- 2 gols – Alex Santana, Igor Coronado, Matheus Bidu e Memphis Depay
- 1 gol – André Carrillo, João Pedro Tchoca, José Martínez e Pedro Raul (já deixou o clube)
A sequência de vitórias no início do Paulistão, conquistada com os reservas, trouxe mais intensidade à equipe, algo que faltou na partida contra o Barcelona, como admitiu o próprio técnico.
— A Libertadores é diferente do futebol brasileiro. A atitude e a agressividade deles foram superiores em todos os sentidos. Eles fizeram uma grande partida e nos superaram. Não há desculpas táticas — declarou o treinador após o jogo.
Corrida Contra o Tempo
Segundo informações, José Martínez, que está se recuperando de um desconforto no joelho direito e não jogou contra o Barcelona, deve estar à disposição para o confronto contra o Santos, no domingo, pela semifinal do Paulistão.