No futebol brasileiro, a cultura de troca de técnicos é bem diferente da europeia. Enquanto no Brasil um treinador pode ser demitido rapidamente por resultados ruins, na Europa, um técnico consegue se manter no cargo mesmo com altos e baixos, como é o caso de Diego Simeone, do Atlético de Madrid, e Pep Guardiola, do Manchester City, que estão entre os técnicos mais duradouros do futebol.
Comparado ao futebol brasileiro, o técnico mais longevo é Abel Ferreira, do Palmeiras, que está no clube há mais de quatro anos. Juan Vojvoda, do Fortaleza, vem em seguida, com mais de 3 anos à frente da equipe. Entre os dois na Série A, está Jorge Luiz Castilho, que treina o Maringá há mais de 3 anos.
Simeone está no comando do Atlético de Madrid há mais de 13 anos. Ele chegou ao clube em 2011 e continua como técnico, mesmo sem ter um desempenho sempre constante e sem ganhar títulos em todas as temporadas. No entanto, ele não é o técnico mais antigo em um clube na Europa.
O alemão Frank Schmidt está há mais de 17 anos no comando do Heidenheim, clube da Bundesliga. Ele ajudou o time a subir para a primeira divisão do futebol alemão e a garantir uma vaga na Conference League. Foi a primeira vez que a equipe jogou uma competição continental.
Além deles, nomes como Pep Guardiola, do Manchester City, Gian Piero Gasperini, da Atalanta, e Thomas Frank, do Brentford, completam a lista dos técnicos que estão há mais tempo no mesmo clube.
Técnicos do Futebol Europeu
- Frank Schmidt – Heidenheim – 17 anos e 5 meses (2007 – 2025)
- Diego Simeone – Atlético de Madrid – 13 anos e 2 meses (2011 – 2025)
- Pep Guardiola – Manchester City – 8 anos e 7 meses (2016 – 2025)
- Gian Piero Gasperini – Atalanta – 8 anos e 7 meses (2016 – 2025)
- Thomas Frank – Brentford – 6 anos e 4 meses (2018 – 2022)
Técnicos do Futebol Brasileiro
- Abel Ferreira – Palmeiras – 4 anos e 1 mês (2020 – 2025)
- Jorge Luiz Castilho – Maringá – 3 anos e 11 meses (2021 – 2025)
- Juan Vojvoda – Fortaleza – 3 anos e 10 meses (2021 – 2025)
- Eduardo Baptista – Novorizontino – 2 anos e 4 meses (2022 – 2025)
- Rogério Ceni – Bahia – 1 ano e 6 meses (2024 – 2025)
Guardiola Critica Troca de Técnicos no Brasil
À frente do time inglês, Guardiola vive momentos de pressão por causa dos resultados recentes. No entanto, a diretoria não pensa em mudar o comando, principalmente por causa de todo o trabalho já feito no City.
O espanhol, inclusive, criticou a forma como as demissões acontecem no Brasil. Ele lembrou que não ganhou títulos em seu primeiro ano no City, mas conseguiu colocar sua forma de trabalhar na equipe, o que construiu a trajetória vitoriosa do clube nos anos seguintes.
– Não sei por que isso acontece (demissões de treinadores no Brasil), mas os clubes também precisam pensar que, quando têm três ou quatro treinadores diferentes em uma temporada, o problema é quem escolheu esses treinadores. Então, deveriam demitir os dirigentes que escolheram esses treinadores – disse Guardiola em entrevista à ‘TNT Sports’.
– Quando se escolhe um treinador, é preciso saber que ele pode ganhar ou perder, mas ele joga por uma razão, porque você vê que, com esse técnico e com as ideias dele, coincide com a sua forma de gerir, com os jogadores que você tem naquele momento, que a ideia pode funcionar. Se depois você vê que ele não trabalha, que é preguiçoso, o problema é seu por tê-lo contratado. É preciso saber o motivo da contratação. É impossível. No meu primeiro ano, eu não ganhei nada. Se tivessem me demitido, não teríamos vivido os oito anos que vivemos. E agora não me demitiram nesta temporada porque ganhamos muito no passado.