qui. abr 17th, 2025

Tecnologia semiautomática de impedimento estreia na Copa da Inglaterra

Tecnologia semiautomática de impedimento estreia na Copa da Inglaterra

Pela primeira vez no futebol inglês, a tecnologia semiautomática de impedimento será utilizada em uma competição oficial durante a quinta rodada da Copa da Inglaterra, em conjunto com o VAR.

Sete dos oito jogos que acontecerão no fim de semana de 1 e 2 de março serão disputados em estádios da Premier League e contarão com o novo sistema, que visa “aumentar a velocidade e eficiência” na marcação de impedimentos.

A tecnologia semiautomática de impedimento passou por testes nas últimas duas temporadas e auxilia os árbitros a posicionar a linha virtual de impedimento ao analisar lances ajustados, com o auxílio do rastreamento de jogadores. Ela também gera gráficos virtuais para os espectadores no estádio e em casa.

A Premier League planejava introduzir a tecnologia em jogos da primeira divisão após as pausas internacionais de outubro ou novembro desta temporada, mas esses planos foram adiados. Se for bem-sucedida na Copa da Inglaterra, a tecnologia semiautomática de impedimento ainda pode ser implementada na Premier League nesta temporada.

O VAR também será utilizado nas oito partidas da quinta rodada da Copa da Inglaterra, com anúncios dos árbitros sendo feitos no estádio após as decisões.

O que é a tecnologia semiautomática de impedimento e como funciona?

A Tecnologia Semiautomática de Impedimento (SAOT) utiliza câmeras de rastreamento para auxiliar os árbitros em campo e de vídeo a tomarem decisões de impedimento melhores e mais rápidas.

As câmeras são projetadas para fornecer um posicionamento mais eficiente da linha virtual de impedimento e produzir gráficos virtuais subsequentes para ajudar os torcedores no estádio e as emissoras.

Câmeras de visão computacional, alimentadas pela Genius Sports, serão instaladas em todos os estádios da Premier League. Essas câmeras ao redor do campo rastrearão a bola e milhares de pontos de dados para cada jogador.

Quando ocorrer um momento crucial, como um pênalti, um gol ou um cartão vermelho, a tecnologia rastreará esses pontos de dados para verificar se algum jogador atacante envolvido na jogada estava impedido.

Se um jogador receber a bola em posição de impedimento, a tecnologia enviará um alerta aos árbitros na central do VAR, que então verificarão o ponto de contato com a bola e informarão os árbitros em campo.

Gráficos serão disponibilizados para as emissoras, além de serem exibidos aos torcedores nos telões do estádio.

Qual será o impacto da SAOT?

A Premier League espera que, em média, as decisões de impedimento sejam tomadas mais de 30 segundos mais rápido.

No entanto, alerta que ainda pode haver atrasos devido a “ocasiões de oclusão da bola” (quando ela fica escondida entre um grupo de jogadores), “decisões de margem” ou decisões subjetivas sobre se um jogador impedido estava interferindo no jogo. Isso exigiria a intervenção do VAR e, possivelmente, do árbitro em campo no último caso.

By Marcelo Lima Rocha

Marcelo Lima Rocha é um repórter carismático de Salvador, conhecido por suas reportagens vibrantes de jogos e investigações aprofundadas sobre corrupção no futebol. Tem mais de 20 anos de experiência em jornalismo esportivo.

Related Post