O retorno de Fabio Paratici ao Tottenham está prestes a ser oficializado. O dirigente italiano está focado em encontrar um potencial substituto para o atual técnico, Ange Postecoglou.
A saída de Postecoglou do clube londrino é amplamente esperada para ocorrer neste verão, independentemente do resultado da final da Liga Europa contra o Manchester United, que será disputada na quarta-feira.
Paratici, de 52 anos, exerceu a função de diretor de futebol do Spurs entre 2021 e 2023. No entanto, ele foi obrigado a renunciar em abril de 2023 após ser punido pela FIFA com uma suspensão global de dois anos e meio. A proibição foi resultado de irregularidades financeiras durante seu período no clube anterior, a Juventus.
A suspensão de Paratici chega ao fim no final do próximo mês, o que o permite retornar ao seu cargo no Tottenham. Ele terá uma influência significativa na escolha do próximo treinador, a menos que ocorra uma reviravolta surpreendente e emocional na posição de Postecoglou, caso ele conquiste o título europeu.
Contudo, essa reviravolta não é considerada provável, dada a campanha desastrosa da equipe na liga. O Spurs acumulou um recorde negativo de 21 derrotas e se encontra na modesta 17ª posição na tabela.
Fabio Paratici é conhecido por manter laços estreitos com Simone Inzaghi. Entretanto, o técnico da Inter de Milão deve permanecer no clube finalista da Liga dos Campeões na próxima temporada.
Outro nome com quem Paratici tem boa relação é Massimiliano Allegri. No entanto, o ex-comandante da Juventus não fala inglês e, segundo informações, não tem interesse em se mudar para o exterior.
Um técnico italiano que está na lista de candidatos é Francesco Farioli.
No último fim de semana, Farioli viu seu time, o Ajax, perder o título da Eredivisie na rodada final, apesar de vencer o FC Twente por 2 a 0.
O treinador de 36 anos é um antigo pupilo de Roberto De Zerbi, ex-técnico do Brighton. Farioli é bastante elogiado por seu trabalho com recursos limitados no Nice e por ter conseguido levar o Ajax de volta à Liga dos Campeões.
Outros técnicos que permanecem na lista de candidatos do Spurs incluem Marco Silva, atual treinador do Fulham, Andoni Iraola, do Bournemouth, e Oliver Glasner, do Crystal Palace.