Três futebolistas brasileiros estiveram envolvidos em um acidente automobilístico no último domingo (28), no distrito de Płowce, Polônia. O meio-campista Kayo Lopes, com passagens por Ipatinga e Uberlândia, o atacante Brendon Pereira e o zagueiro Pedro Guilherme estavam no carro que, ao sair da pista, capotou e colidiu com uma árvore.
Kayo, que joga pelo BKS Sparta Brodnica, foi o mais gravemente ferido. Ele passou por uma cirurgia na coluna cervical e está internado na UTI, sedado e recebendo cuidados intensivos. Brendon, seu colega de equipe, e Pedro, ex-atleta do mesmo clube, sofreram apenas ferimentos leves, foram atendidos e liberados.
Brendon relatou o ocorrido: “Nós fomos ao aeroporto buscar o pai do Pedro, que veio nos visitar. No retorno, o carro saiu da pista, caiu em uma vala, capotou várias vezes e depois colidiu com uma árvore. Eu e o Pedro tivemos ferimentos leves e já recebemos alta. Kayo sofreu uma lesão grave na coluna e precisou de uma cirurgia cervical muito delicada. Graças a Deus, a operação foi bem-sucedida, mas ele agora precisa de repouso. Estamos organizando a vinda da família dele para cá, a fim de oferecer todo o apoio neste momento desafiador.”
Michele da Silva, mãe de Kayo, confirmou que está acompanhando o estado de saúde do filho diariamente, contando com o suporte do clube e de Brendon. Ela declarou: “O clube está prestando assistência e me dando apoio. Eles suspenderam os treinos e jogos, e Kayo está sendo acompanhado por eles. Recebo atualizações todos os dias.”
O Sparta Brodnica lançou uma campanha de arrecadação de fundos para custear o tratamento. O clube teve um jogo cancelado pela liga local e solicitou a mobilização para aumentar as doações. A equipe publicou: “Precisamos mobilizar o maior número de pessoas para arrecadar fundos rapidamente e ajudar nosso jogador, Kayo Lopes. Kayo sofreu um sério acidente automobilístico e passou por cirurgia. Ele está em coma induzido, sua condição é muito grave e o prognóstico do tratamento é incerto. Ele chegou à Polônia recentemente, e toda a sua família está a milhares de quilômetros de distância, em seu Brasil de origem.”
Quem são os jogadores
Kayo Lopes, natural de Volta Redonda (RJ), foi revelado pelo Volta Redonda e teve passagens por Juventude, Itapirense, Barra Mansa, São Carlos e América de Teófilo Otoni. Também jogou em clubes portugueses, como São Lourenço Douro e AD Sanjoanense, antes de retornar ao Brasil para atuar por Ipatinga (2023) e Uberlândia (2024), no Campeonato Mineiro.

Brendon Pereira, atacante de 25 anos nascido em Barra Mansa (RJ), jogou por Audax-RJ, Crato, Lagarto-SE e AD Carmópolis (em 2025), antes de sua segunda passagem pelo Sparta Brodnica. Anteriormente, também atuou pelo Polonia Glubczyce.

Pedro Guilherme, zagueiro de 22 anos, iniciou sua carreira na Portuguesa-RJ e logo se transferiu para o Bardejov, da Eslováquia. Posteriormente, jogou pelo Sparta Brodnica, mas seu contrato com o clube foi finalizado este ano.

