sex. abr 18th, 2025

VAR da Premier League Recebe Grande Atualização com Tecnologia Semi-Automática de Impedimento

O Villa Park será palco do lançamento da atualização do VAR no futebol inglês nesta noite.

Chefes da Premier League planejam implementar o uso da Tecnologia de Impedimento Semi-Automático (SAOT) ao longo do restante da temporada.

Ilustração da tecnologia de impedimento semi-automático em um campo de futebol.
Villa Park será palco do lançamento da atualização do VAR no futebol inglês
Colagem de trinta vistas de campos de futebol mostrando tecnologia de impedimento semi-automático.
O novo sistema VAR usa até 30 câmeras especializadas de alta velocidade para rastrear 10.000 pontos de dados em cada jogador

O novo sistema, que utiliza até 30 câmeras especializadas de alta velocidade para rastrear 10.000 pontos de dados em cada jogador, será lançado em todos, exceto um dos oito jogos deste fim de semana da quinta rodada da FA Cup.

E começa com o confronto entre Aston Villa e Cardiff.

Ao contrário do sistema VAR atual da primeira divisão, onde os operadores determinam manualmente o “ponto de chute” para marcações de impedimento e, em seguida, traçam linhas, o SAOT fará ambos automaticamente.

Espera-se que o sistema, desenvolvido pelo novo parceiro de tecnologia da Prem, a Genesis Sport, com sede nos EUA, reduza os tempos de decisão, mesmo os mais apertados, para uma média de 30 segundos.

O sistema Genesis enviará então um replay visual 3D para as emissoras e os telões gigantes nos estádios, para garantir que os torcedores saibam o porquê da decisão.

Uma parede vertical branca representará a linha de impedimento, com um “pulso” azul na parte relevante do corpo do defensor.

E quando um atacante estiver impedido, a parte ofensiva de seu corpo aparecerá através da parede branca e será contornada em vermelho.

A imagem final no replay virtual estará em um ângulo, descentralizada.

O SAOT será instalado apenas nos estádios da Premier League.

Isso significa que o jogo entre Preston e Burnley usará apenas o sistema VAR atual.

O confronto da FA Cup entre Villa e Cardiff começa às 20h.

By João Paulo Mendonça

João Paulo Mendonça é um jornalista esportivo experiente do Rio de Janeiro com 15 anos de experiência cobrindo futebol brasileiro. Seus artigos sobre os bastidores dos clubes e entrevistas exclusivas com estrelas em ascensão são publicados regularmente nas principais publicações esportivas do país.

Related Post