Memphis desempenhou um papel diferente na vitória do Corinthians sobre o Mirassol por 2 a 0 no domingo (2), garantindo a vaga da equipe na semifinal do Campeonato Paulista. Com a ausência de Rodrigo Garro, que foi poupado, o time entrou em campo com três atacantes.
Essa formação tática exigiu novas funções do atacante Memphis. Diferente do esquema 4-3-1-2, onde ele tem mais liberdade para se movimentar centralmente, contra o Mirassol, Memphis atuou mais pela esquerda, como um ponta. Essa mudança tática o obrigou a também contribuir defensivamente, cobrindo aquele lado do campo.
Elogios de Ramón Díaz
O técnico Ramón Díaz elogiou bastante o jogador. Segundo o treinador, Memphis entendeu muito bem o seu papel nessa partida importante, e mesmo com maiores responsabilidades defensivas, conseguiu marcar um gol e dar uma assistência.
— Quero parabenizá-lo, porque ele foi muito inteligente taticamente no que planejamos para o jogo. Ele voltou para marcar lateral, é um grande profissional e compreendeu que estávamos jogando uma final. Yuri e Romero também. Taticamente fomos muito bem, e tivemos um ótimo resultado — disse o técnico na entrevista coletiva após a partida.
Desempenho Defensivo de Memphis contra o Mirassol
- 1 desarme
- 2 bolas recuperadas
- 44% de duelos ganhos (4/9)
Versatilidade Abre Caminho para Variações Táticas
Memphis demonstra que consegue ser decisivo mesmo jogando em diferentes posições. Este ano, ele já participou de 11 jogos, com dois gols marcados e cinco assistências, somando Paulistão e os jogos contra o Universidad Central pela Pré-Libertadores.
Ramón Díaz pretende usar a versatilidade de Memphis para testar diferentes formações táticas na equipe. Na última coletiva, o técnico confirmou que pretende utilizar a formação com três atacantes em outras ocasiões.
— Temos características para jogar desta forma. Taticamente, os jogadores foram bem, gostei, como o sacrifício de Memphis, Romero e Yuri. Sabíamos que podíamos jogar assim, e gostei muito — elogiou Ramón Díaz.
Maratona de Decisões
O Corinthians enfrenta uma sequência de jogos cruciais para a temporada. Com partidas a cada três dias, o time pode ter até cinco jogos decisivos caso avance para a final do Paulistão. Para isso, precisa passar pelo Santos, e também tem os confrontos contra o Barcelona de Guayaquil pela Pré-Libertadores, que valem vaga na fase de grupos da competição continental.
Próximos Jogos do Corinthians
- Barcelona de Guayaquil x Corinthians – Jogo de ida – Pré-Libertadores
- Corinthians x Santos – Jogo único – Semifinal do Paulistão
- Corinthians x Barcelona de Guayaquil – Jogo de volta – Pré-Libertadores