O jornal norte-americano The New York Times consultou as principais equipes europeias que participarão do Mundial de Clubes em 2025 para entender seus planos para o campeonato. Enquanto algumas equipes almejam o título, outras têm objetivos mais modestos, especialmente aquelas que estrearão na competição da Fifa. Representando o Brasil, teremos Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo.
Chelsea
O Chelsea está no Grupo D, juntamente com o Flamengo, Espérance Sportive de Tunis e León.
O jornal reportou: “O Chelsea leva o torneio a sério há muito tempo. Os Blues também veem isso como uma excelente oportunidade de conquistar títulos.”
Manchester City
A equipe inglesa está no Grupo G, com Wydad AC, Al Ain e Juventus.
O New York Times escreveu: “O City está abraçando o novo formato e a chance de adicionar um novo troféu à sua coleção. Quando chegarem lá, tentarão vencer.”
Real Madrid
O time de Vini Jr. está no Grupo H, com FC Salzburg, Al-Hilal e Pachuca.
O jornal afirmou: “A diretoria do Real Madrid geralmente é a favor do Mundial de Clubes, mas o presidente Florentino Perez, o técnico Carlo Ancelotti e alguns jogadores destacaram suas preocupações com o calendário. Apesar das dúvidas, eles consideram o torneio muito importante para o marketing e as finanças.”
Bayern de Munique
Os alemães estão no Grupo C, com Auckland City, Benfica e Boca Juniors.
O New York Times escreveu: “O Bayern é muito popular nos EUA e está ansioso para passar um tempo diretamente com a base de torcedores por lá. Dadas as restrições do futebol alemão sobre a realização de jogos competitivos no exterior, esta é uma rara chance de fazer algo diferente.”
PSG
A equipe de Paris está no mesmo grupo (B) que o Botafogo, Seattle Sounders e Atlético de Madrid.
O jornal afirmou: “Fontes próximas à direção do Paris Saint-Germain admitem que a organização por trás do Mundial de Clubes não foi perfeita, mas acham que é algo positivo para o ecossistema do futebol. No geral, é visto como uma potencial ‘cereja do bolo’ para a temporada.”
Borussia Dortmund
O Borussia está no Grupo F, com o Fluminense, Mamelodi Sundowns e Ulsan HD.
O jornal escreveu: “Financeiramente, o Mundial de Clubes chega em um momento conveniente para o Dortmund. Os pagamentos da Fifa são promissores, principalmente considerando que o elenco deve passar por uma profunda reformulação (…) Socialmente, é uma oportunidade. O Dortmund está em um grupo de clubes da elite da Alemanha que acredita que o futebol local devia fazer mais para crescer e que outras equipes deveriam estar atentas a mercados férteis, como os Estados Unidos (…) O torneio será um sucesso? O clube não tem certeza. O horário dos jogos não ajuda os torcedores alemães e não está claro qual será o interesse do público norte americano.”
Atlético de Madrid
O Atlético está no mesmo grupo que o PSG (Grupo B).
O jornal escreveu: “O Mundial de Clubes é visto como uma grande oportunidade — em muitos níveis diferentes. Ganhar um prestigioso torneio internacional em solo americano tornaria o clube ainda mais valioso para compradores interessados.”