ter. maio 6th, 2025

West Ham 1 x 1 Tottenham: Bowen anula gol de Odobert em empate sem brilho que deixa rivais de Londres nas últimas posições

LONDON, ENGLAND - APRIL 03: Jarrod Bowen of West Ham United celebrates after scoring their side's second goal during the Premier League match between West Ham United and Everton at London Stadium on April 03, 2022 in London, England. (Photo by Julian Finney/Getty Images)

A temporada do West Ham tem sido tão decepcionante que nem mesmo receber seu maior rival conseguiu elevar os ânimos.

Os Hammers e um time do Tottenham bastante modificado protagonizaram um dos dérbis de Londres menos emocionantes dos últimos tempos.

Jarrod Bowen marcando um gol pelo West Ham United.
Jarrod Bowen empatou para o West Ham contra o Tottenham.
Jarrod Bowen, do West Ham United, celebrando um gol.
O capitão dos Hammers beijou o escudo na comemoração.

Não houve faísca, não houve luta e nem mesmo o estádio estava lotado.

O time de Graham Potter não tem mais objetivos na temporada, mas o fato de ele não conseguir motivá-los para este jogo – especialmente após uma sequência de sete partidas sem vitória – é motivo de preocupação.

Ange Postecoglou, por outro lado, deve estar aliviado por ter evitado uma derrota recorde de 20 na temporada e por ter superado um jogo complicado entre duas semifinais europeias.

O técnico australiano fez oito mudanças em relação à vitória de quinta-feira e apenas queria que a tarde passasse sem incidentes.

E, além de Jarrod Bowen, cujo gol anulou a vantagem inicial de Wilson Odobert, o West Ham não fez nada para incomodar seus rivais.

Potter irritou alguns torcedores da casa ao desejar sucesso ao Spurs na Europa antes deste jogo, e por vezes seus jogadores pareceram estender o tapete vermelho para eles.

Para sentir a apatia que envolveu o West Ham nesta temporada, bastava olhar para as arquibancadas. O jogo contra o Tottenham em casa é tradicionalmente a partida mais importante do ano no London Stadium – mas havia cadeiras vazias por toda parte.

O ambiente era novamente sem graça no início, animado apenas pelas vaias que se seguiram ao gol cômico do Tottenham.

Max Kilman, contratado por 40 milhões de libras no verão passado, tentou afastar a bola duas vezes, mas chutou direto em Mathys Tel – permitindo que o francês tocasse para Odobert marcar seu primeiro gol na Premier League pelo Spurs.

Havia pouca qualidade em exibição de ambos os lados, embora a única pessoa que tem sido confiável para o West Ham nesta temporada se destacou novamente.

Bowen tem sido o único jogador eficaz dos Hammers na maior parte da temporada e aplicou mais uma finalização fria para tirar proveito de uma defesa desleixada do Spurs.

Mohammed Kudus lançou a bola para Aaron Wan-Bissaka na direita. Permitido avançar, o lateral-direito encontrou a corrida de Bowen – algo que nenhum defensor do Spurs conseguiu – permitindo que o inglês encarasse Guglielmo Vicario e rolasse a bola por entre suas pernas.

Isso serviu como um lembrete para o West Ham de que o Tottenham tem sido quase tão vulnerável quanto eles mesmos durante toda a temporada.

Mas, na maior parte do tempo, os Hammers estavam muito desorganizados para converter chances e pareciam dispostos a conceder oportunidades no outro lado também.

Jean-Clair Todibo tentou chutar e errou um afastamento, enquanto Lucas Paquetá rolou um passe simples direto para Richarlison, iniciando uma jogada que quase resultou no segundo gol para o Spurs.

Gráfico de estatísticas do jogo West Ham vs. Tottenham.
Estatísticas da partida.
Estatísticas de Jarrod Bowen na partida: 90 minutos jogados, 4 duelos vencidos, 28 toques, 3 chutes, 12 passes e 1 gol. O mapa de calor mostra seus toques em campo.
Estatísticas de Jarrod Bowen na partida.

Paquetá e Kudus pareceram ineficazes, assim como Niclas Fullkrug – de volta ao time pela primeira vez desde que chamou seus colegas de “uma m***” no mês passado.

O trabalho duro para o West Ham estava sendo feito por Bowen e Wan-Bissaka, tentando criar espaço pela direita.

Embora isso deixasse lacunas, em uma delas Tel se infiltrou e forçou uma defesa de Alphonse Areola no poste mais próximo.

Bowen tentava colocar seu time à frente, mandando um voleio para fora do poste distante, mas muitas vezes sendo prejudicado por seus companheiros de equipe.

Paquetá, pela segunda vez, deu um passe simples direto para uma camisa branca, o que resultou em Aaron Cresswell tendo que desviar para escanteio.

O brasileiro estava tendo um dia terrível e até começou a chorar após receber um cartão amarelo por uma falta clara no substituto do Spurs, Mikey Moore.

Foi mais um dia sombrio em uma temporada ruim para o meio-campista, que ainda joga sob a sombra de uma investigação da FA sobre alegações de manipulação de resultados.

Potter fez várias mudanças, mas não viu benefícios, enquanto o Spurs simplesmente cumpria tabela – Pape Sarr tentou um chute de longe que passou por cima do gol.

O West Ham não tinha energia ou inspiração, o Tottenham estava feliz em guardar suas forças para quinta-feira.

Ainda assim, apenas Bowen se recusava a aceitar o empate pelos anfitriões, e o capitão viu uma cabeçada rasteira ser bem defendida por Vicario.

James Ward-Prowse cobrou uma falta perigosa que originou essa chance e também mandou um chute que passou perto do poste em uma bola parada nos minutos finais.

Wilson Odobert marcando um gol contra o West Ham United.
Wilson Odobert abriu o placar aos 15 minutos.
Jogadores do Tottenham Hotspur celebrando um gol.
Foi o primeiro gol na Premier League do francês pelo Tottenham.
Jogador de futebol cobrando uma falta.
James Ward-Prowse chegou perto com uma cobrança de falta no final.
Lucas Paqueta e Jarrod Bowen do West Ham United em campo.
Lucas Paquetá teve uma tarde terrível.
Graham Potter e Ange Postecoglou conversando em uma partida de futebol.
Graham Potter e Ange Postecoglou têm passado por momentos difíceis ultimamente.

Potter avisou que está pronto para fazer grandes mudanças no elenco neste verão.

Seria difícil argumentar contra a venda de todos, exceto Bowen, com base na evidência de jogos como este.

By João Paulo Mendonça

João Paulo Mendonça é um jornalista esportivo experiente do Rio de Janeiro com 15 anos de experiência cobrindo futebol brasileiro. Seus artigos sobre os bastidores dos clubes e entrevistas exclusivas com estrelas em ascensão são publicados regularmente nas principais publicações esportivas do país.

Related Post