O Wigan demitiu o ídolo do clube, Shaun Maloney, com a equipe na 15ª posição da League One.
Entretanto, o clube demonstrou elegância com um gesto de despedida emocionante.

Maloney jogou quatro temporadas pelo Wigan, de 2011 a 2015, e fez parte do time que venceu a FA Cup em 2013.
O ex-meio-campista do Celtic, Aston Villa e Hull – que também treinou o Hibernian – retornou a Lancashire quando assumiu o lugar de Kolo Toure no Latics em janeiro de 2023.
Ele trouxe estabilidade em meio ao caos no Brick Community Stadium – apesar de não ter conseguido evitar o rebaixamento do clube em 2023.
Maloney manteve o Wigan na League One na última temporada, mesmo com uma dedução de oito pontos.
Mas a derrota em casa por 2 a 1 para o Reading no sábado selou o fim de seu período – deixando o clube apenas seis pontos acima da zona de rebaixamento.
O Wigan declarou: "Shaun foi nomeado técnico do Wigan Athletic em janeiro de 2023 durante o que seria um período extremamente turbulento na história do clube.
"Embora não tenha conseguido evitar o rebaixamento do clube do EFL Championship, Shaun garantiu que o clube retornasse à terceira divisão com espírito de luta.
"Além disso, através de uma mudança de propriedade no verão de 2023, Shaun permaneceu ao lado do clube e nos ajudou a superar uma dedução de oito pontos e uma reformulação do elenco para manter confortavelmente nosso status na League One 2023/24 com jogos de sobra."
"Durante seu período, Shaun e sua jovem equipe proporcionaram ao clube e seus torcedores alguns momentos de orgulho, incluindo um confronto da Terceira Rodada da Emirates FA Cup com o Manchester United, bem como três vitórias memoráveis sobre o rival Bolton Wanderers, apenas para citar alguns.
"Shaun também ajudou a desenvolver vários de nossos jovens jogadores, alguns dos quais seguiram para progredir em suas carreiras para benefício mútuo do clube de futebol.
"No entanto, não se pode ignorar que a atual campanha da League One claramente não progrediu como o esperado.
"Os resultados e desempenhos em casa, em particular, têm sido decepcionantes e abaixo do padrão que nossos torcedores esperam. Por esta razão, a diretoria sentiu que era hora de uma mudança.
"O momento de tal mudança permitirá ao clube o tempo necessário para nomear um sucessor e permitir que o clube olhe para o futuro."
O auxiliar de Maloney, Max Rogers, também deixou seu cargo, e o ex-meio-campista do Stoke, Glenn Whelan, assumiu como técnico interino.
No entanto, apesar de sua demissão, o Wigan garantiu que o ex-jogador da seleção escocesa fosse homenageado com uma despedida elegante – e insistiu que ele é "sempre bem-vindo" de volta ao clube.
O comunicado acrescentou: "Como Conselho de Administração, gostaríamos de deixar registrado nosso sincero agradecimento a Shaun e Max por seus serviços, esforços e dedicação ao clube.
"Esperamos que nos próximos anos o tempo de Shaun como técnico seja lembrado com carinho pelos torcedores, assim como seu tempo como jogador do clube. Shaun e Max serão sempre bem-vindos de volta ao Wigan Athletic Football Club e ao Brick Community Stadium."

